Prevendo o Tempo


  O dia amanheceu e você já está com tudo pronto para a pescaria do final de semana. Mas uma brisa leve preocupa.

Será que o tempo vai mudar? 

AS NUVENS 

Os previsores do tempo estudam cuidadosamente as nuvens, pois certos tipos costumam aparecer antes das tempestades. Então, olhando para o céu e admirando as nuvens podemos prever o tempo. Primeiramente, aparecem as nuvens que se assemelham com "as penas de um rabo de galo" são muito comuns e nem sempre indicam que o tempo vai piorar. Porém, se após "os rabos de galo" aparecerem "os carneirinhos" , a possibilidade de tempo ruim começa a aumentar. Se depois o céu começar a escurecer para o sul ou sudeste, com nuvens baixas - é quase certeza que o mau tempo está entrando. 

A COR DO CÉU 
Amarelo e alaranjado antes do pôr-do-sol = prenúncio de mau tempo. 
Avermelhado antes do pôr-do-sol = prenúncio de bom tempo. 
Avermelhado no nascer-do-sol = significa mudança de tempo.
Lua cheia com coroa ao seu redor = prenúncio de vento forte. 


CHUVAS FORTES DE VERÃO 

O vento noroeste de verão sopra em dias quentes, depois da brisa de leste, nos meses de novembro e dezembro. Eles são fortíssimos, acompanhados de chuvas e trovões. É fácil de prever, pois o céu escurece rápido, formando nuvens que se parecem com cogumelos. 
Vento noroeste - O noroeste sopra antes de frente fria entrar, geralmente no outono e inverno. Ele é quente e nem sempre o mar engrossa de imediato. Muitas vezes, o noroeste é confundido com o terral (que sopra da terra para o mar) . Porém, se ele rondar para sudoeste, é certeza da frente fria, então o mar se revolta na hora. As frentes frias rondam no sentido anti-horário, o vento começa a soprar de noroeste, ronda para sudoeste e termina de sueste. 


O CÉU ANUNCIA 

Céu azul escuro: vento. 
Céu claro e brilhante: bom tempo.
Céu azul leitoso: chuva. 
Céu limpo com clarões no horizonte: tempo bom e calor .
Céu uniforme encoberto: calmaria. 
Céu sem nuvens ou algumas frato-cumulus: vento. 
Céu avermelhado ao pôr-do-sol: bom tempo no dia seguinte. Céu amarelo brilhante ao, entardecer: geralmente é sinal de vento no dia seguinte. 
Céu amarelo pálido: pode significar chuva.
 

©2009 Portal Pesqueiro | by TNB