Dicas para pescar peixes

 

Tilápia

Vara: De 2,70m
Local: Sempre pescar tilápia no barranco.
Ceva: Ração de coelho
Isca: Bigato de laranja ou massa.
Dica: Para pescar tilápia nunca bater o pé no barranco ou fazer barulhos bruscos

Carpa Cabeça-grande

Este tipo de carpa passa a maior parte do tempo a meio metro da superfície,
então deve-se usar uma ponta com bóia, distância ideal entre a bóia e a isca
e 25cm. A ponta além da bóia deve usar anzóis preparados "o chuveirinho",
encontrados normalmente em casas que vendem material de pesca.
A isca utilizada e a mesma ração das outras carpas (existem várias receitas), porém deve-se acrescentar um pouco de mel.
Não é aconselhado o uso de chumbada, pois a carpa cabeça-grande morde a isca
sempre de baixo para cima, neste caso no final da ponta deve conter somente a isca.

Aruanã 

 Para a pesca de aruanã com iscas artificiais use sempre iscas de superfície, de preferência não muito grande. O trabalho da isca deve ser lento, muitas vezes ele não ataca, e apenas segue a isca, nesse caso dê uma paradinha na isca de mais ou menos um segundo, dê mais 3 toques e mais uma paradinha, repita o processo até o peixe entrar, a paradinha é fatal para as Aruanãs.
Muito cuidado na hora de retirar o anzol, pois a boca desse peixe é muito frágil, retire-o com cuidado.

Badejo 

 O badejo encontra-se em locais de lejes de pedras, recifes de corais ou qualquer outra estrutura que contenha tocas. Utilizada como abrigo podem atingir até 90 kg, no caso do badejo quadrado, porém o mais encontrado é o badejo mira que atige até 4 kg e 60 cm.
Como isca pode utilizar isca natural como sardinha, camarão, pequenos peixes, isca artificiais plugs de profundidade e jigs.
Ao ser fisgado, o badejo tenta desesperadamente entocar, por isso deve-se manter a embreagem da carretilha ou molinete bem apertada para segurar o peixe.

Bagre

 De preferência pescar á noite com a água barrosa, usar de isca lambaris, figados, e minhocas.

Barbado

 Para pescar Barbados, use iscas como: carás e voadores, deixando sempre a isca colada no fundo.

Branca 

 Para pesca de brancas, o melhor é utilizar o spincast, colocado uma chumbada pequena e chata, de uns 15 gramas, utilize um anzol garatéia com pequenos pedaços de lambari, atire em corredeiras, para a isca ficar o mais próxima possível da superfície, a branca é predadora, e irá saltar sobre a isca, é ótima a sensação, pois, é um peixe bem esportivo.

Cação 

   O cação pode se encontrado em todo litoral brasileiro. Freqüentam praias, costões e parcéis, onde vivem em constante movimento procurando alimento. São estritamente carnivoros.
A isca mais recomendada são peixes, de preferência sangrando, devido ao seu paladar carnívoro.

Cachara 

 Iscas para cachara são as pererecas pegas no barrancos patacas vivas e minhocuçu,  tome cuidado com os ferrões laterais, pois estes podem causar graves ferimentos no pescador descuidado.

Cachorra 

 Como a Cachorra salta muito ao se sentir fisgada, mantenha a vara abaixada com a linha esticada para que ao saltar, o peixe não escape.  

Cará 

 Peixe muito comum em lagos e pesque-pagues. Pode ser pescado com isca natural ou massa com predominância do cheiro de ovo ou milho. Como isca natural, usam-se: larvas de mosca, minhoca, minhocuçu, carne ou insetos. O peixe costuma perseguir a isca, o que pede que o pescador, ao recolher a linha, faça-o lentamente. A chumbada, que deve ter o peso adequado à resistência da linha, de forma a proporcionar o melhor arremesso, pode ser a em forma de oliva e deve ser colocada entre a 30 a 40 cm acima da ponta da linha, onde é montado o anzol, que deve ser pequeno.
Tralhas como castores, giradores, rendedores de anzol e bóias devem ser evitados pois espantam o peixe ou no caso da bóia podem impedir que a isca fique próxima do fundo que é onde o peixe ataca a mesma.
Quando o peixe pega a isca, a bóia movimenta-se bem pouco. Essa é a hora de dar a fisgada, com isso você só pega os grandes, inclusive Tilápias e Lambaris de bom tamanho.

Carpa Capim 

 Usando uma minhoca, pesque no fundo, lembrando que boca dela é muito dura, com isso tem que se fisgar mais de duas vezes

Cascudo

 Por mais que duvidem sobre pegar cascudos no anzol, esta dica é realmente eficiente,  faça uma ceva com esterco de porco e quirera, colocados dentro de um saco de ráfia, use uma ou várias varas de bambú, utilizando linha 0.30 e garatéia pequena, a isca deverá constar de uma massa a base de ração de peixe, ou seja a massa de sua preferencia, mas tendo como ingrediente principal a ração de peixe, deixe a garatéia encostada no fundo do local de pesca, quando notar que a boia está dando saltinhos pequenos, puxe o caniço para cima.

Corvina 

 É encontradas em toda faixa litorânea brasileira, vivem em locais com fundo arenoso, normalmente em cardumes não muito numerosos.
Gosta de comer no fundo e o chicote deve ficar mais ou menos 20cm do chumbo.
A iscas para pegar corvina grande, camarão de água doce vivo, manjuba ou piaba de preferência vivos e filé de sardinha.

Obs: Na pesca de corvina o silêncio é fundamental.

Curimbatá 

  O curimbatá deve ser cevado com ração de coelho e fubazão. Sempre jogado no mesmo local previamente escolhido com água bem parada e não muito fundo, em seguida fazer xicote com 3 anzóis nº8 (maruseico) igual aqueles usados para pesca de costeira com chumbo em baixo. A isca deve ser feita de trigo com leite azedo ou trigo com água do próprio local (sem fermento), basta cubrir os dois primeiros anzóis com a massa e aguardar que o peixe puxe levemente a ponta para baixo, deve ser colocado um molinete para aguentar o peixe, pois o peixe é extremamente forte. Outra dica ótima é usar um chuveirinho feito com linha de pesca e anzóis pequenos (n° 6). Cubra todos anzóis com a massa.
O curimbatá fica "chupando" a massa e acaba sem querer "pegando" os anzóis (ele fisga sozinho). 

Dourado 

   Pescar dourado usando uma vara bem dura com um bom molinete, uma linha 0,65mm, um encastoio acompanhado de um girador e um anzol 8/0, colocar a tuvira presa no anzol e arremessar na caideira da corredeira  no ataque do Dourado, fisgue com bastante força, no mínimo 3 vezes,  pois a boca deste peixe é muito dura, dificultando a fixação do anzol.


Dourado do Mar 

  As melhores iscas são as naturais como lula e filé de sardinha fresca. Iscas artificiais e plugs de meia água, lulas e colheres.
Mantenha sempre seu molinete e carretilha bem regulados porque a "briga" vai ser longa. Equipamento de preferência pesado pois o peixe é "briguento". Linha monofilamento e um molinete de boa qualidade com fricção bem solta ou carretilha com alarme ligado porque quando for fisgado ele saíra rasgando na flor da água, não esquecer de recolher as varas ao seu redor pois qualquer descuido ele pode escapar.  

Garoupa

  Vivem em fundos de pedras e corais, abrigadas em tocas, estão presente em todo o litoral brasileiro e podem atingir até 50 Kg de peso e 1,0 m de comprimento.
As iscas mais indicadas são as naturais, como o camarão, a sardinha, pequenos peixes.
Iscas artificiais, plugs de profundidade e jigs.
Caso a garoupa consiga entocar, mantenha a linha bem esticada por algus minutos na primeira mexida do peixe, tente rebocá-lo e tenha calma.

Jaú

  O jaú é um peixe de couro que fica nas profundezas dos rios que tenham bastante correnteza e pedras. usar isca caborja, amasse a cabeça do mesmo e é só arremessar, deixe ir bem ao fundo com chumbada bem pesada. Lembrando que o tranco vai ser "grande"


Lambari

  Para pegar lambari, faça/compre uma massa de milho verde, ceva com quirela, usar anzól nº 6, e coloque-a um bolinho de massa pequeno no anzol, outra dica opcional, mas não tão infalível é: assim que pegar um lambari, usar seu próprio olho de isca para o "próximo"

Linguado 

  Para pegar liguados grandes, pegar um carapicú miúdo e enfiar o anzol pela guelra dele e espetar o anzol no final do seu traseiro, lembre-se, faça de tudo para não machucar a guelra mantendo o peixe vivo, é irresistível para a sobrevivência do linguado. 

Mandi 

  Para tirar o mandi do anzol, leve sempre um alicate quando tirar o peixe d'água, pisar no rabo e segure com o alicate no ferrão das costas.  Se for ferido com uma ferroada de um mandi, ou mandi pintado, ou outro de ferrão da família dos bagres, arranque o olho do peixe e esfregue na ferida, isso aliviará muito a dor, não esqueça de posteriormente fazer uma acepsia no local.

Matrinxã 

 Usar de isca salsicha, massas e figado de boi, ou iscas artificiais como spinners de preferencia cor de sangue.

Pacú

  Usar o coração de galinha, com anzol nº 02 e colocar a linha no fundo. 

Pampo 

 Para pegar Pampos , é nescessário Vara 4,5 ou 4,2 metros, molinete com capacidade de linha 0,25 (250 metros no mínimo), 40 cm de linha 0,40 e 10 metros de linha 0,50 (arranque). Chicote linha 0,50 (1,0 m), anzoís 18, 16 ou 14 maruseigo.
Praia Rasa - Entrar uns 50 metros e arremessar longe (120 a 130 metros) e esperar os peixes "bater".
Isca: Camarão

Peixe-Espada

Existe praticamente em todo o litoral brasileiro, vivendo ao redor de ilhas dentro e fora da baía.
Podem atingir até 2 m de comprimento e 4 kg de peso.
Existem várias formas de pescar o Peixe Espada, já que vive tanto em locais de fundo como no raso.
Pode-se utilizar bóia, de preferência luminosa, para quem costuma pescar a noite. Iscas Naturais, deve-se utilizar a sardinha.

Obs.: Preste muita atenção ao recolher a isca, pois este peixe gosta de seguir a isca podendo atacá-la até minutos antes do pescador terminar de recolher a linha e um cuidado especial ao tirá-lo da água, pois o dente dele é muito perigoso.

Pescada Branca

Para pescada branca  usar camarão de água doce fresco. Se o camarão estiver muito pequeno, pode iscar dois ao mesmo tempo. Deixar suspenso de 3 a 5 metros.

Piaba 

 Para pegar Piabas vivas use uma embalagem plástica de 2 litros, faça dois cortes paralelos de aproximadamente 15 cm, no meio do recipiente e depois outro no meio fazendo tipo uma letra "H", coloque farinha dentro do recipiente, deixe-o mergulhado e observe a entrada das Piabas, quando achar que tem suficiente, retire a garrafa da água.

Piapara 

A Piapara é um peixe que requer muita habilidade para fisgalo. Primeiro ceve-o com bastante milho cozido depois de algum tempo comece a pescaria usando um equipamento leve linha 0,30mm anzol 0,8 ecarretilha ou molinete com vara bastante flexivel coloque o chumbo distante ums 40cm do anzol, iscar com milho verde ou cozido ou então coração de Boi

Piau
 
Para a pesca de piaus, use pedaços (quadrados) de abacate. Passe os anzóis pela casca e esconda-o na polpa.

OBS.: O abacate não pode estar maduro, apenas começando a amaciar.


Piavuçu 


  Mantenha a embreagem do seu molinete ou da sua carretilha bem regulada, pois este peixe briga muito tomando vários metros de linha antes de ser embarcado.

Pintado

Pintado no pesque-pague. Utilize chumbadas de oliva pequenas (10 a 20 gramas), para que a isca, nao fique enterrada no fundo lodoso dos pesque-pagues.
Para evitar isso, em caso de arremessos longos, é prefirível, amarrar a chumbada na ponta da linha, e o anzol a mais ou menos 2 palmos da chumbada com um pequeno líder de 1 palmo.

Piranha

Para atrair grandes cardumes de Piranhas, basta cevar o local com pedaços de carne com sangue, que é o principal atrativo para este tipo de peixe.
Local preferido são os galhos.
Dica muito importante: Pescar em represas (Exemplo, Rio Uruguai) de preferência com motor elétrico.

Piarara

  A pirarara prefere fisgar em poços fundos com bastante correntesa. Usar linha 070mmm, anzol 8/0 ou 9/0 e iscas brancas pedaços de no mínimo 20cm com um chumbo redondo solto na linha antes do lider de aço.

Tambaqui


 
Na pesca do Tambaqui em pesque-pagues, procure acrescentar um cheiro forte, como o maracujá, por exemplo, e colocar algo vermelho na massa, como suco de framboesa, pois os Tambaquis em geral sentem o cheiro do Maracujá e "vêem" a cor vermelha da massa e se atraem. Quanto maior a bola feita da massa, maior será o peixe.

Traíra

  A Traíra por ser um predador, esconde-se em locais com vegetação abundante,à espera de sua presa. E entre eles podemos citar pequenos peixes, sapos e gerinos.
As iscas artificiais antienrosco da FrogLine são ideais pois imitam perfeitamente esses animais na natureza. São variadas cores e modelos que provocam as "dentuças", proporcionando ataques emocionantes. Entre eles podemos citar pequenos peixes,sapos e gerinos.

Truta 

 Usar isca colher americana e o spinner nº1.

Tucunaré

Mantendo a isca viva para pesca de tucunaré ou traíra, existe um truque para manter o lambari vivo.
Isque-o pelas costas sem atingir a espinha, desta maneira ele permanecerá vivo por mais tempo.

 "Lembrando que a melhor dica de todas é: Preserve a Natureza, e sua Biodiversidade, ao fisgar peixes "especiais" como a Piracanjuba, que é belo e muito útil para o equilíbrio do ambiente d'água, por favor, apenas "bata" a foto, e devolva o peixe ao mar, e não se esqueça de fazer o máximo para não machucar o peixe". 
















 

©2009 Portal Pesqueiro | by TNB